Terça-feira, 29 de Abril de 2014

Curiosidades Felinas

AS ORELHAS:

Gatos são exímios caçadores e suas orelhas os ajudam muito nessa tarefa. Existe uma diferença de tempo na captação do som por cada orelha. O gato usa essa diferença e a capacidade de movimentar cada orelha de maneira independente para localizar a o som e orientar sua cabeça. E o gato consegue fazer tudo isso enquanto ele e sua presa estão correndo.

 

ALERGIA A GATOS:  

Você sabia que não são os pelos que causam alergia? Quem é responsável por isso é uma proteína contida na saliva dos bichanos que se chama Fel d 1. Alguns gatos possuem maior quantidade dessa proteína, como p. ex. os machos não castrados, mas os gatos sem pelos, como o Sphynx, e as fêmeas também podem causar alergia. Se você tem alergia, mas quer tentar uma convivência “amigável” com gatos as dicas são: dar banhos semanais nos bichanos, colocar filtros de ar pela casa castrar os machinhos.


COLORAÇÃO D
OS PELOS:

 

 

Você sabia que gatos com esse padrão de cor são sempre fêmeas? Isso porque é preciso ter dois cromossomos X para manifestar essas cores. Os machos têm cromossomos X e Y e as fêmeas XX. Quando possuem grandes partes brancas são chamadas de “calico” (foto) e quando não têm branco, ou só um pouquinho são chamadas de “tortie” ou “tortoiseshell”. Um macho até pode nascer com essa coloração, mas possuem anomalia genética (XXY) e são extremamente raros.

A “ESFREGADINHA”:

Você sabia que a “esfregadinha” de nariz e cabeça é uma maneira carinhosa de se comunicar? Os gatos possuem glândulas que liberam seu odor ao tocar em você, em outro animal ou até mesmo em objetos. Retribua com uma “coçadinha” atrás das orelhas…. eles vão amar

 

OS OLHOS DOS GATOS:

Os olhos dos gatos são muito peculiares. Suas pupilas elípticas possuem mais capacidade de dilatar do que as pupilas redondas. O fundo de seus olhos (chamado Tapetum) reflete a luz 130 vezes mais que nossos olhos. Por isso vemos aquele brilho em seus olhos no escuro e também por isso enxergam tão bem no escuro.

 

ÓRGÃO VÔMERONASAL:

O órgão vômeronasal ou de Jacobson fica localizado entre o nariz e a boca e possui um orifício logo atrás dos dentes incisivos superiores. Sua função é detectar os feromônios, que são substâncias produzidas pelos animais, inclusive o gato. Os gatos produzem feromônios em algumas regiões do corpo, como face, patinhas, região genital e mamas, além de liberar nas fezes e urina, e para detectá-los os gatos ficam com a boquinha aberta (reflexo de Flehmen – foto). Nos gatos os feromônios são uma forma de comunicação (esfregadinha do rosto, marcação com urina ou fezes, arranhadura, etc).

SURDEZ:

Nem todos os gatos brancos são surdos, mas infelizmente eles possuem mais probabilidade de isso ocorrer do que os de pelagem colorida. Essa condição está relacionada a um gene dominante chamado W que vem da palavra “white” (branco em inglês). Os branquinhos de olhos azuis são mais acometidos ainda pela surdez, mas não são todos e isso pode ocorrer em gatos com um ou dois olhos azuis.

VASILHA DE ÁGUA:

Você sabia que gatos gostam de beber água em vasilhas bem grandes? O motivo é que não gostam de encostar seus bigodes nas bordas das vasilhas. Evite que seu gato acostume a beber água corrente, pois assim você terá sempre que manter uma torneira pingando. Gatos precisam beber muita água para evitar problemas no sistema urinário.

VITAMINA D:

A vitamina D é essencial para absorção de cálcio pelos ossos, mas ao contrário dos humanos, os gatos NÃO conseguem sintetizar vitamina D através dos raios solares. Por causa disso eles precisam de uma dieta equilibrada e que contenha essa vitamina. Além disso, não justifica mais deixar seu gatinho tomando sol o dia todo.

bigodes

OS BIGODES:

Os gatos têm dificuldade em enxergar coisas de perto e, por isso, seus bigodes são de fundamental importância na localização de presas, água, comida e objetos perto de seus rostos. Os gatinhos cegos costumam direcionar os bigodes para frente pela mesma razão. Além disso, os bigodes dos gatos dão noção de espaço aos bichanos. Nunca corte os bigodes do seu gato, ok?

SIAMESA LINDA

AMULETOS DA SORTE:

Na Tailândia os gatos são tidos como amuletos da sorte e ajudam a “combater” a seca e proteger a colheita de arroz. Além disso, diversas raças foram criadas lá como o siamês, o burmês e o tonquinês.

 

 

E por fim..... apresento-vos o meu bichano!! Tb é da sorte!! Um Siamês muito maroto!! Eu sei que sou um bocado doida por gatos! Mas só quem tem um como o meu poderia entender... só lhe falta falar!!! 

 

tags:
publicado por Sunny às 21:58
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Cansada.....

. Nunca é tarde para se ser...

. Feira do Livro de Lisboa

. A minha nova aventura!

. CLICK!!

. Ideias grátis para sair c...

. Curiosidades Felinas

. Os nossos almoços saudáve...

. Delícia de Chocolate - o...

. Uma sugestão de passeio c...

.arquivos

. Setembro 2014

. Junho 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

.tags

. todas as tags

.favorito

. Primavera...

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub